segunda-feira, 12 de julho de 2010

JORNAL INSISTE EM PROVAS DE ESPIONAGEM DA COLOMBIA CONTRA EQUADOR

QUITO, 5 JUL (ANSA) - A imprensa equatoriana voltou hoje a denunciar as tarefas de espionagem no Equador atribuídas ao Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS, serviço secreto da Colômbia) e que envolveriam o presidente Rafael Correa.

Na versão desta segunda-feira, o jornal El Universo, de Guayaquil, detalha a acusação lançada contra o serviço secreto colombiano há uma semana.

"Em uma pasta chamada 'De los amigos' [Dos amigos] há sete ou oito subpastas e um arquivo em Word de nome 'Runión Salomón'", diz a publicação hoje, citando depoimento do agente Jesús Figueroa, feito em maio de 2009.

Salomón é o nome da operação que teria sido realizada pelo DAS e que, segundo publicou o mesmo jornal, envolveu a interceptação dos telefones de Correa e de seus colaboradores após o bombardeio militar da Colômbia em território equatoriano contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em 1º de março de 2008.

Além de deixar 26 mortos, entre as vítimas o então número dois das Farc, Raúl Reyes, a ação militar colombiana fez com que Correa rompesse os laços diplomáticos com o vizinho Uribe.

Em um primeiro momento, Quito afirmou que seria "extremamente grave" se a espionagem fosse comprovada, mas em seguida aceitou a versão de Bogotá, que negou as acusações esperando realizar mais investigações.

Tanto Correa como seu homólogo Álvaro Uribe asseguraram que as denúncias podem provir de "ressentidos" do DAS ou de setores interessados em que as relações entre os dois países não melhorem.(ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário