segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bolívia já se prepara para conseguir vaga na Copa do Mundo de 2014

A Bolívia buscará a classificação para a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil, com uma equipe juvenil que será preparada desde agora pelo técnico espanhol Xavier Azkargorta, anunciou hoje o governo local. As informações são da agência Ansa.
O treinador apresentará amanhã seu projeto ao presidente boliviano, Evo Morales, que é um grande apreciador do esporte e já declarou o seu desejo de apoiá-lo com o suporte econômico, em conjunto com autoridades e dirigentes desportivos.
Azkargorta já comandou a seleção Bolívia em 1994, último ano em que o país participou de uma Copa do Mundo.
Segundo o vice-ministro dos Esportes, Miguel Rimba, o projeto consistirá em selecionar jogadores de 15 anos de todo o país e concentrá-los em um centro de alto rendimento em La Paz, sob a supervisão de Azkargorta.
Morales, por sua vez, confirmou que o treinador apresentou "algumas iniciativas" nesse sentido durante uma reunião realizada em Madri há mais de um mês, na qual concordaram em analisar o projeto em La Paz.
O presidente expressou ainda o seu "grande desejo de classificar a Bolívia para o próximo mundial". "Não é minha tarefa principal, mas podemos ajudar. Quando se trabalha de maneira conjunta, sempre é possível conseguir melhores resultados", reiterou.
Para o presidente, nessa competição atuam "países conquistadores, imperialistas, ao lado dos países colonizados. Mas quando começa o futebol, isso termina e no campo são 11 contra 11, com os mesmos direitos de disputar os três pontos".
Azkargorta, de 57 anos, além de já ter dirigido a equipe boliviana, passou também pela seleção do Chile e pelos times Yokohama, do Japão, e Chivas, do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário